A direita com a violência no sangue, saudosa da ditadura, aquela que foi contra o 25 de Abril e os seus avanços revolucionários nos planos económico, político, social, e cultural, agora não ataca e incendeia centros de trabalho, não põe bombas: quer queimar o Partido Comunista Português vivo em praça pública. Os anos passam e o plano continua, adormecido — neste momento, acordado. Era preciso ter defendido Abril, retomado o seu caminho progressista, para que essa ideologia nefasta fosse desaparecendo. Os anti-democratas sabem sempre quem lhes pode fazer frente.
Promover a Ignorância e a Mentira
É assustador o modo como o comentário e a opinião de gente apresentada como respeitada e respeitável promove a ignorância e a mentira, na generalidade com um claro sentido ideológico. Pensamento crítico, precisa-se, e abundam recursos rigorosos para o suportar com solidez. Ontem, Paulo Portas disse na TVI, com a sua habitual convicção encenada, que a Líbia nunca foi um verdadeiro país, nem constituição tinha. A primeira constituição data de 1951, dois meses antes da declaração formal de independência do Império Italiano. A segunda constituição data de 1969, depois do derrube da monarquia e da expulsão dos militares britânicos e estado-unidenses.
Retórica Populista
Sobre os últimos comentários de Rui Rio em torno da Festa do Avante!, não valerá a pena dizer muito tendo em conta a retórica populista. Mas já que ele fala tanto em democracia, lembro o seguinte: a proposta de lei sobre “festivais e espectáculos de natureza análoga” que permite a realização deste evento foi aprovada na Assembleia da República em Maio com votos a favor do PSD e sem um único voto contra. Os factos estão neste artigo.
A Factura
A perda de emprego continua a aumentar e tão cedo não vai parar. Não foram tomadas medidas de política económica que estancassem este processo. Pelo contrário. Primeiro veio o lay-off simplificado à medida das grandes empresas lucrativas. Agora vem a possibilidade de “rescisão por mútuo acordo” para as mesmíssimas empresas que vai engrossar o desemprego galopante e permitir a manutenção ajustada dos lucros. É a consequência da pandemia? Não. É o capitalismo a fazer o jogo de sempre contra a classe trabalhadora, criando uma massa de desempregados obrigada a aceitar a precariedade, a perda de direitos, e a diminuição dos salários. À luta!
Pleonasmo e Falsas Demarcações
É curiosa a insistência no pleonasmo como correspondendo à expressão correcta, mas cujo efeito é produzir falsas demarcações. Nesse aspecto, “racismo estrutural” é semelhante a “religião organizada”. O racismo como fenómeno social é, por definição, estrutural. A religião como sistema de doutrinas e práticas é, por definição, organizada.
Avante!
Houve gente genuinamente apreensiva em relação à possibilidade da realização da Festa do Avante! este ano. Sobretudo naquele tempo de incerteza em que não se sabia se haveria condições para a fazer, no período de resposta inicial à pandemia. Depois, souberam de todas as medidas sanitárias adoptadas, cumprindo as orientações das autoridades de saúde. Entretanto, as garantias sairam reforçadas. Foram também vendo as iniciativas culturais, as idas à praia, as celebrações religiosas que estão a acontecer um pouco por todo o país, algumas com grande dimensão. Portugal aprende a viver com o vírus sem abdicar dos cuidados adequados. Há, no entanto, quem critique e ataque sem ter informação ou simplesmente ignorando-a. Para essas pessoas, não há soluções possíveis que adaptem a Festa a estes tempos. No fundo, a única solução era não a realizar. Assim se percebe o viés dessas críticas e ataques.