Viver

24.01.2021

Nestas eleições não estou ao serviço numa mesa de voto, como é habitual, porque sou mandatário da candidatura de João Ferreira. Votei e tenho acompanhado os comentários aqui e acolá. Só posso dizer que estão a ser cumpridas todas as regras sanitárias para tornar seguro este acto eleitoral. Tal capacidade de organização num tempo tão difícil e exigente é um triunfo da nossa democracia que deve ser assinalado. O único perigo que alguém pode correr é mesmo o de não ir votar. Um familiar que faz parte de um grupo de risco (idade avançada) disse-me esta semana que não ia votar porque tinha receio. Entendi, embora eu próprio faça parte de um grupo de risco (doença respiratória crónica), mas comentei-lhe que era mais perigoso ir ao supermercado. Ao que ele me respondeu que nesse caso tem mesmo que ir, caso contrário não sobrevive. Fiquei a pensar que uma boa razão para irmos votar é assegurar que vivemos em vez de simplesmente sobrevivermos.